O Núcleo de Prática Jurídica da Estácio - RS objetiva criar os alicerces necessários ao exercício profissional. Volta-se à realização de atividades que desenvolvam as habilidade de leitura, compreensão, interpretação e análise crítica do Direito. Além do atendimento aos assistidos, a elaboração de peças processuais e o acompanhamento dos processos, sob supervisão de advogados, são vivenciadas simulações de mediação, arbitragem e conciliação.
A integração entre a teoria e a prática também se faz por meio da realização de audiências, análise de autos findos, visitas a agências governamentais e comunitárias e pesquisa legislativa, doutrinária e jurisprudencial.
As atividades de estágio são submetidas à avaliação continuada dos advogados-orientadores e do Coordenador da Prática Jurídica durantes os plantões semanais dos estagiário. Ao final de cada período, é obrigatória a apresentação de relatório contendo todas as atividade realizadas no estágio, além das peças processuais produzidas. O estagiário cuja avaliação não for satisfatória não terá a carga horária contabilizada em seu histórico escolar.
A necessidade de ampliar o espaço de escuta aos usuários do NPJ se constitui como forte elemento impulsionador da criação do projeto de Mediação de conflitos, visando dar uma maior atenção a esses, além de proporcionar-lhes reflexões acerca dos elementos que geram ou fomentam os litígios que o fazem recorrer à prestação da assistência judiciária.
Segue o Regulamento do Núcleo:
